Tipos de vedações industriais, conheça os principais

vedacao-01

Tipos de vedações industriais

As vedações industriais são componentes de extrema importância para que os equipamentos presentes nas indústrias funcionem de maneira adequada.

Todos os equipamentos que possuem algum sistema pneumático, hidráulico ou simplesmente necessidade de estanqueidade, possuem alguma vedação que trabalham para que estes sistemas sejam eficientes e não permitam vazamentos de fluidos, sólidos ou gases, o que que pode contaminar o meio ambiente ou o produto que o equipamento produz.

Os manutentores ou montadores de equipamentos sabem o quão problemático podem ser equipamentos com vedações que apresentem problemas, e por isso é importante que conheçam os modelos indicados a cada tipo de aplicação, bem como suas principais características.

As vedações industriais são vastamente utilizadas em componentes mecânicos das indústrias de todo e qualquer segmento, como por exemplo em hastes de cilindros pneumáticos ou hidráulicos, eixos ou hastes rotativas, junções de tubulações, vedações de flange, vedações de válvulas, tampas de tanques e vários outros.

A diversidade de vedações é imensa, mas trataremos a seguir algumas das principais vedações industriais utilizadas, confira!

No que consiste as chamadas vedações industriais?

Como dito anteriormente, as vedações são componentes que tem como função fazer a vedação de conjuntos hidráulicos, pneumáticos e equipamentos para evitar que haja o vazamento ou a mistura de produtos (fluidos, gases ou sólidos).

Além de evitar vazamentos, as vedações industriais, também tem como função prevenir a entrada de poeira, água e outros contaminantes para dentro do equipamento.

Devido a vasta gama de aplicações existentes no mercado, com diversas variantes, como pressão, temperatura, velocidade e tipo de movimento, fluidos de contato, dimensões e formatos de equipamentos, a diversidade de tipos de vedação é imensa.

Quais são os tipos de vedações industriais?

Ao entrarmos nesse tema, é importante dizer que as vedações industriais devem ser divididas em duas amplas classes:

As vedações industriais são divididas entre vedações estáticas e vedações dinâmicas. Hoje abordaremos as vedações estáticas mais utilizadas.

As vedações estáticas mais utilizadas são:

Juntas planas

Esse tipo de vedação tem sua formatação diferente conforme o lugar onde ela será usada, com isso, pode ter o formato de círculos, retângulos e até outros mais diferentes.

Elas são comumente utilizadas em tampas de tanques, de equipamentos, em tubulações de indústrias, vedações de flange, bem como nas redes hidráulicas de casas e em outros tipos de equipamentos.

As juntas planas podem ser confeccionadas nos mais diversos tipos de borracha (natural, nitrílica, EPDM, silicone, Viton, etc), papelões hidráulicos de diversas composições e mesmo teflon puro ou teflon aditivado.

Perfis e cordões de borracha

Os perfis e cordões de borracha são utilizados em vedações de tampas de tanques, de fechamento de equipamentos, de portas, entre outros.

Os perfis de borracha podem ser produzidos em diversos tipos de borracha como, NBR, EPDM, Silicone, Viton, Neoprene, bem como podem ser bicomponentes, aliando o polímero a um metal.

Juntas espirotálicas (spiral wound)

Juntas espirotálicas são utilizadas nos mais diversos setores da indústria, como: usinas de álcool e açúcar, siderúrgicas, refinarias de petróleo, termoelétricas, papel e celulose, dentre outras.

            As juntas espirotálicas são construídas basicamente de camadas alternadas de metal pré-moldado com perfil em “V”, semelhante a uma mola, podendo ser em aço carbono, ferro doce, aços inoxidáveis, cobre, latão, prata, níquel e outros, enrolado em conjunto com enchimento de materiais não metálicos, tais como fibra cerâmica, grafite flexível, PTFE, papelão hidráulico, bem como metais macios.

As juntas espirotálicas (Spiral Wound) são seguras, eficientes e versáteis em quaisquer combinações de pressão, temperatura e fluído, devido à sua constituição resistente e, ao mesmo tempo sensível à compressão.

Anéis O ou O rings

Anéis oring tem uma vasta utilização, sendo as vedações estáticas mais utilizadas no mercado, e encontrados aplicações simples como em vedações de torneiras e filtros de água nas casas, como em aplicações bem complexas e exigentes, como em equipamentos que operados em plataformas no fundo do mar ou mesmo foguetes de exploração espacial.

Os orings podem ser produzidos em diversos materiais, como borracha nitrílica, EPDM, silicone, viton, HNBR, viton encapsulado, teflon, Kalrez, entre outros.

A família de vedações estáticas conta ainda como uma série de outros itens como vedações sanitárias (TC, SMS, DIN, RJT), vedações de válvula borboleta que são vastamente utilizadas em indústria alimentícia, farmacêutica e de higiene e limpeza, juntas para trocadores de calor, entretanto assim como as vedações dinâmicas, abordaremos em um outro momento.

Ao escolher a vedação industrial:

Logo, na hora de definir qual será o tipo de vedação estática utilizada, deve-se levar em conta o local da aplicação, bem como quais serão as condições de operação: dimensional, temperatura, pressão, dificuldade de substituição do componente, além do fluido com o qual ela terá contato.

Somente dessa maneira é possível garantir que a vedação cumprirá sua função adequadamente!