Você sabia que em 1986 a challenger, segundo ônibus espacial da NASA, que já havia
realizado 10 voos tripulados, explodiu matando seus 7 tripulantes, devido a falha de 1
Oring?
Sete vidas foram perdidas em um gigantesco investimento em pesquisa e construção do
ônibus espacial mais moderno existente até o momento…..
Você sabe quais são as principais falhas de orings? E porque elas ocorrem?

1) Oring extrudado – A compressão inadequada do oring pode causar danos na
superfície do Oring e até mesmo rasgá-lo, ocasionando vazamentos. Mas porque
o oring pode extrudar? Geralmente este tipo de falha ocorre quando o oring está
mal dimensionado, tendo tamanho maior do que o necessário para seu alojamento, fazendo com que a pressão do óleo o empurre para fora do alojamento, ocorrendo sua extrusão.
2) Oring ressecado ou carbonizado – Quando um oring sofre ressecamento ou
carbonização, significa que o material do oring foi exposto a temperaturas acima
de sua capacidade térmica ou mudanças bruscas de temperatura.
3) Oring enrolado ou amassado – Este tipo de falha normalmente ocorre quando a
Instalação do O-ring foi feita de forma inadequada ou foi realizado em aplicações inadequadas, onde a rotação ou o movimento alternativo estão acima da capacidade deste tipo de vedação.
4) Oring sofreu ataque químico – O ataque químico nos O-rings pode provocar
desde o inchamento do oring, como sua queima, derretimento ou até mesmo
esfarelamento. Este tipo de falha acontece pela incompatibilidade entre o
material do oring e o produto químico com o qual ele entra em contato.
5) Oring desgastado/rasgado por fricção/abrasão – Normalmente este tipo de falha
ocorre por alojamentos ou superfícies de contato que estejam fora do padrão de
acabamento necessário para o perfeito funcionamento do O-ring. O acabamento
fora do padrão exigido provoca a fricção ou abrasão do oring.
6) Oring não veda logo que instalado – Esta falha é característica de
dimensionamento errado do oring para o alojamento do equipamento, e ocorre
quando o oring é menos espesso ou com diâmetro menor do que o necessário.
7) Oring explodido e repleto de micro fissuras – Essa é uma falha comum em
aplicações de orings no fundo do mar (subsea), onde ocorre o efeito da descompressão explosiva (RGD – Rapid Gas descompression), neste efeito
quando algo afunda e depois submerge rapidamente, ocorre a compressão e descompressão do material, permitindo a rápida expansão dos gases que se encontram no meio do material, ocasionado a “explosão” do mesmo.
8) Oring endurecido, sem elasticidade e com micro fissuras – Esta falha foi
exatamente a que ocorreu com a Chalenger, o material oring não resistiu as baixas temperaturas do espaço e endureceu , perdendo elasticidade e consecutivamente contraindo micro fissuras que ocasionaram o vazamento,
gerando a explosão do ônibus espacial.
Muitas das falhas descritas acima também podem ocorrer pela má qualidade da matéria-prima do fabricante, que muitas vezes para baixar o custo de seus componentes compra matéria prima de procedência duvidosa ou altera a formulação normativa da borracha com a finalidade de reduzir seus custos, e com isso altera as características químicas e físicas do composto polimérico.
Por isso é importante lembrar que o fornecedor de vedações deve ser uma empresa confiável para garantir que o composto das vedações realmente atenda a necessidade de cada aplicação.
Todos estes tipos de falhas podem ser evitados pelo dimensionamento correto do oring, bem como a seleção certa do material que resista a temperatura, pressão, fluido de contato e características gerais da aplicação.
Para fazer esta seleção correta do oring a ser aplicado, basta contatar um profissional ou empresa realmente especialista para ajudar neste processo!