Campinas: 19 3737.4700 Sorocaba: 15 3229.2111
Notícias / Vedações

VEDAÇÕES SANITÁRIAS DETECTÁVEIS

Aspecto importante da segurança alimentar!

VEDAÇÕES SANITÁRIAS DETECTÁVEIS POR DETECTORES DE METAL SÃO IMPORTANTES CONTRIBUINTES PARA A SEGURANÇA ALIMENTAR. 

            

Um aspecto importante da segurança alimentar é impedir que materiais estranhos contaminem o produto alimentício. Como as vedações sanitárias e outros componentes de vedação elastoméricos são uma fonte potencial de contaminação, é importante tomar as medidas necessárias para reduzir esse risco

A contaminação pode ocorrer quando fragmentos de borracha são criados quando uma vedação sanitária é danificada durante o serviço. Os danos nas vedações sanitárias ocorrem por inúmeras razões, desde instalação defeituosa ou ao longo do tempo por desgaste oriundo de temperaturas extremas, vibração contínua e produtos químicos corrosivos de limpeza no local (CIP). Uma vez criados, os fragmentos de borracha podem migrar para o fluxo do produto. Se as partículas de borracha chegarem ao produto, os operadores deverão desligar o equipamento para inspecionar visualmente o contaminante.

Este método de detecção pode ser muito difícil e obviamente caro. Sem mencionar o tempo de inatividade significativo envolvido. Se um contaminante não for detectado, a perda do produto não poderá ser descartada. Para solucionar esse problema, muitos processadores utilizam um programa HACCP (Ponto de Controle Crítico de Análise de Perigos) que exige que todas as peças sejam detectáveis ​​por metais e inspecionáveis ​​por raios-X.

O uso de vedações sanitárias detectáveis ​​por metais é um método muito eficaz para localizar fragmentos de borracha de juntas que migraram para o fluxo do processo. Vedações sanitárias detectáveis ​​por metais são vedações de borracha (nitrílica, EPDM, silicone, Viton® e EPDM encapsulado) que são compostas com um pó metálico fino e aditivo que permite que sejam detectados por equipamentos de detecção de metais em linha e também por raios-X máquinas. Partículas de até 2 mm podem ser detectadas com os sistemas de inspeção de raios-x e linha de detecção de metais padrão.

Uma vez detectada, a partícula contaminante pode ser removida com equipamento magnético ou manualmente. As vedações sanitárias detectáveis ​​por metal são projetadas para substituirem as vedações sanitárias convencionais padrão e têm um desempenho tão bom quanto as vedações sanitárias padrão de nitrílica, EPDM, silicone, Viton® e EPDM encapsulado.

Na Vedações Makita você encontra a solução para segurança alimentar de sua empresa, consulte nossa equipe comercial, que terá o maior prazer em entender sua necessidade e lhe oferecer uma solução segura e confiável.

Outras notícias da categoria "Vedações"